Nesta terça-feira (17) foi realizado uma ação na Junta Comercial do Pará (Jucepa), promovida pelo setor de Psicologia, em apoio ao Setembro Amarelo, que visa sensibilizar sobre a prevenção do suicídio.
A psicóloga Ana Lúcia, juntamente com outros servidores, percorreu cada setor distribuindo o que chamaram de "medicamentos que não se vendem em farmácia". Os "remédios", representados por bolinhas de chocolate, simbolizavam o amor, a empatia e diversos outros sentimentos, permitindo que os colaboradores escolhessem e saboreassem.
Esse tipo de ação ajuda a estreitar os laços dentro da Jucepa e garante a participação ativa da Psicologia na promoção de um ambiente de trabalho mais harmonioso.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
Fonte: Carolina Mota