13/06/2018 - 15:15

De hoje, 13, até sexta-feira, 15, coordenadores das Unidades Desconcentradas da Jucepa na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado participam da 11ª Reunião de Trabalho das UD's. Promovido semestralmente, na sede da Junta Comercial, na capital, o encontro tem como principal finalidade unificar os procedimentos do registro, alteração e baixa de empresas no Pará, agilizando o atendimento e melhorando a qualidade do serviço prestado. “Na Junta Comercial trabalhamos com leis: Lei do Registro Mercantil, Decreto 1.800 (de 1996, que regulamenta a lei), Código Civil... e por se tratar de leis é passível de interpretações diferentes, então nós reunimos os coordenadores de nossas unidades para discutir a interpretação dessas leis, passar os procedimentos a serem adotados e promover essa troca de conhecimentos e experiências”, explica a Diretora de Registro Mercantil, Iêda Lúcia Carvalho.

Atualmente a Jucepa possui estrutura de atendimento em 28 municípios, em todas as regiões do Pará. Além das visitas técnicas feitas por equipes da sede para oferecer capacitação e atualização aos servidores dessas unidades, duas vezes por ano são promovidas as reuniões de integração com os coordenadores. Os temas debatidos durante essas reuniões são transformados em resoluções que, posteriormente, são submetidas à aprovação do Colegiado de Vogais – órgão deliberativo da Junta Comercial – e transformadas em procedimentos para a melhoria dos serviços prestados no âmbito do registro, alteração e baixa de empresas no Estado.

“O objetivo final é sempre melhorar o atendimento, agilizar, dar mais celeridade ao andamento dos processos, o que já vem ocorrendo com a implantação do processo digital. Hoje, os técnicos não precisam mais manusear documentos, papeis, é praticamente tudo feito de maneira online, pela internet”, ressalta a diretora. Neste primeiro encontro de 2018, modernizações dos serviços como a implantação do sistema Integrador Pará, ao qual já estão integrados os 144 municípios paraenses; da  e-Jucepa, versão totalmente digital da Junta Comercial; da Via Única e do Livro Digital, que acabou com a necessidade de arquivamento de livros contábeis físicos na Jucepa e nas suas Unidades; terão destaque na pauta.

“Nós estamos não só recebendo novas instruções, mas também alinhando as interpretações. Como as instruções normativas são frequentemente modificadas e com a implantação de novas tecnologias na Junta Comercial, é importante que a gente tenha esses encontros não só para alinhar as interpretações da lei, mas também para aprimorar os conhecimentos sobre as novas tecnologias que são muito uteis para o nosso dia a dia nas Unidades”, acredita Edson Gaudino, coordenador da Unidade Desconcentrada da Jucepa em Itaituba, na região sudeste do Estado.