03/03/2020 - 11:45

Com o processo Jucepa 100%, implantado no Estado do Pará, desde o dia 17 de fevereiro de 2020,      a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), o Sistema OCB/PA  e Conselho Regional de Contabilidade do Pará(CRC/PA) realizarão, na sexta-feira, 06 de março, no município de Parauapebas, o Ciclo de Palestras sobre o Registro Mercantil, das 18H30 as 22H, no auditório do IFPA- Campus Parauapebas, Rodovia PA 275, s/n, bairro da União.

O evento conta com a parceria na Prefeitura de Parauapebas e tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas  do público paraense de Cooperativas, estudantes de contábeis e áreas afins, bem como, servidores públicos e advogados sobre os entendimentos técnicos, legais e jurídicos que culminam com a questão da homologação do arquivamento de Atos empresariais, bem como de ato de cooperativas, que são empreendimentos sociais coletivos, que tem como natureza jurídica a exploração de atividades econômicas e por consequência, devem atender também as instruções normativas do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI, no que diz respeito ao arquivamento dos seus atos, quer seja uma ata de Constituição, um Regimento Interno ou demonstrações contábeis, além de debater sobre os processos assembleares de cooperativas e inovações do Registro Mercantil, no Pará com a implantação do processo 100% digital.

Desde o dia de 17 de fevereiro de 2020, os processos de abertura, alteração e baixa de empresas do todos os tipo jurídicos passaram a ser realizados somente pelo site da Jucepa (www.jucepa.pa.gov.br), através do uso de certificado digital e-CPF do empresário, eliminando-se os processos de papel, que eram, até então, apresentados fisicamente na sede ou Escritórios Regionais da Junta Comercial.

O Gerente de Projetos da Jucepa, Auia Reis esclarece que o órgão vem se esforçando cada dia mais para desburocratizar, da celeridade e muito mais segurança jurídica ao Registro Mercantil no Estado, oferecendo aos seus usuários as orientações específicas para o correto envio dos processos via registro digital. “Com a Junta digital e o uso do certificado digital os empresários e empreendedores vão ter muito mais segurança jurídica e agilidade na análise dos atos empresariais, além do acesso ao serviço 24 horas por dia e sete dias da semana”, enfatizou Reis, lembrando que essa é a mais importante etapa do processo de modernização da Junta Digital.

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras devem realizar as inscrições pelo link www.cfc.org.br/eventos

Local e horário

Ciclo de Palestra Registro Mercantil em Parauapebas
Data: 06/03/2020
Local:  Auditório do IFPA- Campus Parauapebas, Rodovia PA 275, s/n, bairro da União.
Horário: 18H30 às 22H